O que é o gengibre?
O gengibre além de ser uma especiaria medicinal e gastronómica, é uma planta de alto valor nutricional que possui compostos poderosos para o corpo e para o cérebro, nomeadamente, aplica-se na promoção da saúde e no tratamento de sintomas.
5 benefícios do gengibre
1. Auxilia na queima de gordura corporal
O gengibre é rico em substâncias termogénicas que ativam o metabolismo e potencializam a queima de gordura corporal, promovendo o emagrecimento. Além disso, este tem ação diurética, estimulando a eliminação do excesso de gordura e ajudando a desinchar.
2. Melhorar náuseas e vómitos
O gengibre contém propriedades que aceleram o esvaziamento do estômago, melhorando as náuseas e vômitos.
3. Propriedade anti-inflamatória
Por ter uma ação antitérmica e anti-inflamatória, o gengibre pode ser usado para ajudar a combater gripes e resfriados, aliviando a tosse e a febre. Além disso, o gengibre também ajuda no tratamento de doenças inflamatórias.
4. Melhora a circulação
Devido às suas características picantes, o gengibre estimula a circulação sanguínea, ajudando em casos de frieiras e na má circulação nas mãos e pés.
5. Alivia dores
Ainda sobre a propriedade anti-inflamatória, o gengibre ajuda na melhoria de sintomas de dores musculares, artrites e artroses.
Como podemos utilizar o gengibre?
O gengibre é um alimento natural e versátil, podendo ser usado de várias maneiras, na sua forma seca ou fresca. Nas refeições pode ser utilizado como tempero, nas bebidas, dando sabor a sumos, água e infusões, e ainda em fragrâncias, xaropes e óleos.
As substâncias contidas no gengibre também são utilizadas na indústria de medicamentos laxantes, antigases e antiácidos.
Será que todos podemos consumir gengibre?
Uma vez que este alimento é termogénico, pessoas com hipertireoidismo devem evitar o seu consumo devido ao seu metabolismo acelerado e à rápida perda de massa muscular. Além disso, crianças, gestantes e pessoas com cardiopatias, enxaquecas, úlceras e alergias também devem evitar pois podem levar ao aumento da pressão arterial, baixos níveis glicémicos, insónias, nervosismos e taquicardias.
Pacientes com cálculo na vesícula biliar também devem evitar uma vez que a especiaria aumenta a produção de bile e pode sobrecarregar a vesícula biliar. O gengibre também pode favorecer hemorragias e, portanto, deve ser evitado por pacientes com distúrbios hemorrágicos.
Neste sentido, é fundamental que o consumo de gengibre deva ser feita de forma consciente e responsável. Caso tenha alguma patologia deve haver orientação de um profissional de saúde a fim de evitar riscos à saúde.
Referências:
de Sousa, L. S., & Proença, D. C. (2023). Os benefícios do gengibre (Zingiber officinale) para a saúde humana. Saúde e meio ambiente: revista interdisciplinar, 12, 79-92.
Sacoor, C. C. (2020). Plantas e produtos vegetais com ação no sistema digestivo: Gengibre e os seus efeitos terapêuticos (Doctoral dissertation).
Fale connosco